Clube associado ao Sindi Clube disputa Copa do Mundo de Tiro Esportivo

13/08/2019

O atleta de tiro esportivo Dante Pazzanese Lanna, do Clube de Campo de Rio Claro, associado ao Sindi Clube, foi convocado pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) a participar da ISSF World Cup Shotgun – a Copa do Mundo de Tiro Esportivo.

Ele já está na Finlândia, em Lahti, onde desde ontem e até 18 de agosto disputa vaga para representar o Brasil na Olimpíada de Tóquio, em 2020. A Copa, que é realizada pela Federação Internacional de Tiro Esportivo, tem as duas últimas vagas para o maior evento multiesportivo do mundo e, portanto, será um desafio e tanto para o piracicabano, que já tem em mente quais serão os seus principais adversários.

“A Itália é um país muito forte no tiro ao prato e não tem nenhuma vaga olímpica ainda. Eles estão treinando loucamente há dois anos e, para eles, não ir à Olimpíada é a mesma coisa que o Brasil não ir para a Copa do Mundo no futebol”, disse.

Para conquistar a vaga, Lanna precisa ficar em primeiro ou segundo lugar na modalidade Fossa Olímpica, que é a sua especialidade. Essa, aliás, é a quarta chance dele, que já participou das Copas do Mundo na Eslovênia, Inglaterra e nos EUA.

Para ele, ser um bom atleta no tiro esportivo envolve muitos fatores como, por exemplo, ter disciplina, foco, responsabilidade e seriedade, além de dedicação aos treinamentos necessários para estar entre os melhores e ter a honra de representar o seu país num evento grandioso como os Jogos Olímpicos.

“É uma luta muito grande. Você tem que estar quase próximo da perfeição para ter uma chance num esporte de alto nível. E eu acho bacana essa luta que o ser humano trava com ele mesmo para melhorar o seu limite, seja no profissional ou no amador. Eu comecei a competir no tiro aos 42 anos e em dois anos já estava na Seleção Brasileira. Isto mostra que o tiro não tem idade e tem muita oportunidade para mulheres também”, finaliza ele.

A Seleção Brasileira de Tiro Esportivo é composta por três atiradores e no Clube de Campo de Rio Claro estão dois deles: Dante Lanna e Fernando Mello que, com outro representante do Rio Grande do Sul, formam a equipe.