Notícias

Atletas do Touché voltam a ganhar medalhas

30/09/2019

Cerca de 15 jovens estudantes, a maioria de escolas públicas, com idades entre 9 e 14 anos, que frequentam as aulas do Touché, programa social instituído em 2017 pelo Sindi Clube em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo, participaram neste fim de semana (dias 28 e 29) da 3ª etapa do Circuito Paulista de Esgrima, no Clube Pinheiros em São Paulo. E dois deles, João Louzada (11 anos) e Fernanda Kuruma (9 anos), conquistaram medalhas de bronze na categoria espada, competindo com cerca de 150 jovens de clubes da elite paulista.

Essa não foi a primeira vez. Alguns dos alunos do programa já se tornaram medalhistas nas duas etapas anteriores do Circuito Paulista de Esgrima Infantil, a primeira ocorrida em abril e a segunda em maio deste ano.  “Na 1ª etapa, os triunfos se deram na categoria espada até 9 anos, e o Pedro Louzada, irmão do João Louzada, foi o destaque, ao conseguir medalha de ouro. Joaquim Pelúcio e Fernanda Kuruma obtiveram bronze”, lembra Bernardo Schwuchow, técnico do Esporte Clube Pinheiros e instrutor do Touché.  Na 2ª etapa,  na categoria espada até 9 anos, Fernanda Kuruma conquistou medalha de ouro e Pedro Louzada, medalha de bronze. Na categoria espada até 11 anos, Daniel Bouça conquistou medalha de bronze.

O técnico Schwuchow lembra que um dos alunos, Joaquim Pelúcio, conquistou medalha de prata na categoria sabre durante o Campeonato Pan Americano Infantil realizado no final de agosto em Cochabamba, na Bolívia e, na categoria espada, ficou em sexto lugar. 

Hoje fazem parte do programa cerca de 40 jovens que, em sua maioria, são alunos de escolas públicas e dividem seu tempo entre as aulas e os treinamentos intensivos às terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, no Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento, o Pelezão, localizado na Zona Oeste de São Paulo.

A próxima participação de cerca de 20 alunos do Touché será de 11 a 13 de outubro, em Curitiba, no Campeonato Brasileiro Infantil, e nos dias 2 e 3 de novembro do Paulistinha, um campeonato realizado pela Associação Brasileira de Esgrimistas (ABE), que acontecerá também no Esporte Clube Pinheiros.

O Programa Touché continua com vagas abertas. Para participar basta entrar em contato pelo telefone (11) 3834-0032.

TODAS AS NOTÍCIAS