Notícias

Aluno do Touché é vice no Campeonato Brasileiro de Esgrima Infantil

14/10/2019

Treze jovens de escolas públicas de São Paulo, que frequentam as aulas do Touché, programa social instituído em 2017 pelo Sindi Clube em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, com idades entre 9 e 14 anos, participaram neste fim de semana (dias 12 e 13), do Campeonato Brasileiro de Esgrima Infantil, em Curitiba, no Paraná. O aluno Joaquim Pelúcio foi vice-campeão na categoria espada (9 anos), concorrendo com cerca de 300 participantes. Fernanda Kuruma e Pedro Louzada (também com 9 anos) se classificaram em quinto lugar na mesma categoria.

Os alunos já haviam conquistado medalhas nas três etapas do Circuito Paulista de Esgrima. Na terceira etapa, ocorrida em setembro passado, João Louzada (11 anos) e Fernanda Kuruma (9 anos) conseguiram medalha de bronze, na categoria espada. Na segunda etapa, que aconteceu em maio, também na categoria espada até 9 anos, Fernanda Kuruma conquistou medalha de ouro e Pedro Louzada, medalha de bronze. Na categoria espada até 11 anos, Daniel Bouça conquistou medalha de bronze.

Na primeira etapa, ocorrida em abril, os triunfos se deram na categoria espada até 9 anos, e o Pedro Louzada foi o destaque, ao conseguir medalha de ouro. Joaquim Pelúcio e Fernanda Kuruma obtiveram bronze.

O técnico do Esporte Clube Pinheiros e instrutor do Touché, Bernardo Schwuchow, relembra ainda que Joaquim Pelúcio conquistou medalha de prata na categoria sabre durante o Campeonato Pan Americano Infantil, realizado no final de agosto em Cochabamba, na Bolívia e, na categoria espada, Pelúcio ficou em sexto lugar.

Hoje fazem parte do programa cerca de 40 jovens que, em sua maioria, são alunos de escolas públicas e dividem seu tempo entre as aulas e os treinamentos intensivos às terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, no Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento, o Pelezão, localizado na Zona Oeste de São Paulo.

A próxima participação dos alunos do Touché será nos dias 2 e 3 de novembro do Campeonato Paulistinha, realizado pela Associação Brasileira de Esgrimistas (ABE), que acontecerá também no Esporte Clube Pinheiros.

O Programa Touché, coordenado pelo Sindi Clube, conta com o apoio do Club Athletico Paulistano, Esporte Clube Pinheiros e Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo, que são agremiações referência em esgrima, responsáveis por fornecer equipamentos e instrutores aos alunos. O Touché continua com vagas abertas. Para participar basta entrar em contato pelo telefone (11) 3834-0032.

TODAS AS NOTÍCIAS