Gibi com Gustavo Borges instrui sobre segurança nas piscinas

27/11/2019

Sindi Clube está divulgando, em sua parceria com a Sobrasa - Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático e com o nadador Gustavo Borges, o gibi “Amigos da Prevenção”, que instrui pais e filhos sobre segurança nas piscinas.

A revistinha traz dicas para os clubes e os pais utilizarem, de uma forma lúdica de cinco atitudes de segurança do Programa Piscina+Segura: Atenção 100% no seu filho (a) a distância de um braço mesmo na presença de um guarda-vidas; Guarda-vidas certificado por entidade reconhecida pela Sobrasa para cada piscina devidamente equipado com seu flutuador de resgate ou um professor de natação com treinamento em emergências aquáticas durante o horário de aula; Urgência, aprender como agir em emergências aquáticas; Acesso restrito a piscina com uso de grades ou cercas transparentes com portões auto-travantes a uma altura que impeça crianças de entrar no recinto da piscina sem um adulto e Sucção de cabelo e partes do corpo deve ser evitada com uso de ralo anti-aprisionamento e precauções de desligamento do funcionamento da bomba. Juntas as cinco dicas formam a palavra ÁGUAS.

“Foi, sem dúvida, uma ideia genial ensinar pais e filhos as cinco atitudes que fornecem mais de 95% de segurança contra afogamentos em piscinas, em um trabalho primoroso do gibi ‘Amigos da Prevenção’ e no vídeo com o campeão Gustavo Borges. É uma campanha que eu acredito e que todos devem aderir, nesse importantíssimo trabalho que nos ajuda a reduzir acidentes”, diz o presidente do Sindi Clube, Paulo Movizzo.

“Como vem chegando o verão, é hora de intensificar nos clubes campanhas que instruam pais a tomar precauções básicas com seus filhos nas piscinas. Por essa razão, como somos uma entidade sem fins lucrativos, contamos com o apoio de nossos parceiros, nos ajudando a divulgar o gibi ‘Amigos da Prevenção’, criado com o objetivo de fazer pais e filhos aprenderem juntos as noções de segurança de uma forma lúdica”, conta Regis Amadeu, diretor de Relações Institucionais da Sobrasa.

Segundo Amadeu, os clubes que queiram se engajar nessa ação devem imprimir o PDF do gibi ‘Amigos da Prevenção’, que tem a metodologia de Gustavo Borges e como personagens Gustavinho, Kim (caranguejo) e Tatá (tartaruga) para uso nas piscinas nesse link. E divulgar em suas mídias sociais as ações de prevenção detalhadas por Gustavo Borges nesse vídeo, e de como usar o gibi por meio do vídeo didático da professora Ana Maria Pinheiro, que pode ser acessado aqui. As ações devem ser relatadas pelos clubes nesse link e serão divulgadas pela Sobrasa as participações dos parceiros.

O programa Piscina+Segura acontece durante todo ano com seu clímax durante a Semana Piscina+Segura que vem sendo realizada desde o último dia 24 e vai até a próximo sábado (30).