A importância da responsabilidade social nos clubes em tempos de pandemia

27/04/2020

É notório que a COVID-19 afetará diretamente o alcance das metas para redução de pobreza, fome, educação, desigualdade e empregos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Ao mesmo tempo, a responsabilidade social corporativa ganhou grande espaço - e não poderia ser diferente nos Clubes. A crise da pandemia Covid-19 vem demonstrando que a adoção de uma postura sustentável não só é importante, mas fundamental. Faz-se urgente programar um conjunto de práticas que minimizem impactos econômicos, sociais e ambientais.

Diversas ações internas já vêm sendo adotadas nos Clubes, como zelar pelos colaboradores, fortalecendo as medidas de segurança e saúde e acrescentando ferramentas para protege-los do contágio pelo coronavírus. Alguns também estão oferecendo apoio aos funcionários para equilibrarem suas receitas e despesas, com melhor compreensão sobre os impactos da redução da carga horária e salário, além de assistência social para atende-los em suas demandas diante desse período de contingências.

Mas não apenas com ações internas os Clubes podem demonstrar aos seus stakholders (associados, fornecedores, patrocinadores, etc) a sua preocupação social. Há muitas formas de desenvolver ações socialmente responsáveis, juntando forças com a comunidade em que estão inseridos.

Uma sugestão do Sindi Clube é dar ênfase às campanhas de doações entre os associados, tendo o Clube como ponto de recolhimento e encaminhamento. Outra opção aos Clubes seria realizar doações de insumos que não serão mais utilizados, mas podem ser úteis para alguém ou alguma instituição. O governo do Estado de São Paulo criou uma comissão responsável por organizar doações de entes privados e sociedade civil através de um edital, que também pode ser útil aos Clubes.

Importante ressaltar que, sendo incluídos no hall de instituições socialmente responsáveis, além de auxiliar no combate à pobreza, fome e desigualdade nesse momento de crise, os Clubes também se destacam, demonstrando ao poder público sua grande capacidade em gerar contrapartidas à sociedade civil.

Consultoria de Marketing Institucional - Sindi Clube