Informe oficial foi encaminhado ao Comitê de Crise dos Clubes

30/06/2020

Ontem, 29 de junho, foi encaminhado informe ao Comitê de Crise dos Clubes do Estado de São Paulo com informações oficiais sobre a reabertura dos Clubes na capital. Segue a íntegra do documento:

São Paulo, 29 de junho de 2020.

O Sindi Clube, que representa 1400 Clubes em 306 municípios do estado de São Paulo, com 2,5 milhões de associados e 40 mil colaboradores diretos sem considerar a cadeia produtiva do segmento, vem acompanhando o processo de retorno de atividades dos Clubes no estado desde o início da pandemia Covid-19, com absoluta responsabilidade, trabalhando incansavelmente para assegurar os interesses de nossos Clubes filiados junto às autoridades do governo e dos municípios.

Importante ressaltar que, desde abril de 2020, foram encaminhados ao governo do estado e às prefeituras da capital e de outros municípios no interior e litoral, ofícios que manisfestavam o pedido de reabertura dos Clubes, respeitando protocolos estabelecidos pelas autoridades competentes em cada setor das atividades oferecidas nas agremiações.

Após intensas negociações, no dia 27 de junho, o Sindi Clube obteve a flexibilização junto a Municipalidade Paulistana para a retomada gradual das atividades dos Clubes Esportivos e Sociais da Cidade de São Paulo. Destas interações com a Municipalidade, o Exmo. Senhor Bruno Covas editou a Portaria Pref nº 683, de 27 de junho de 2020, publicada no mesmo dia, em edição suplementar do Diário Oficial da Cidade de São Paulo, que poderá ser acessado pelo LINK

Para início dessas atividades, foram destacadas as áreas e espaços que devem permanecer fechados, quais sejam:

– Áreas infantis, como parquinhos;

– Atividades coletivas (culturais, esportivas e físicas) orientadas por profissionais (técnicos, instrutores e preparadores físicos);

– Quadras poliesportivas;

– Bares, restaurantes e lanchonetes;

– Piscinas;

– Academias;

Todas essas áreas ou atividades poderão abrir futuramente, na medida em que forem autorizadas a funcionar pelo Plano São Paulo, observados estritamente os protocolos específicos que venham a ser determinados para o funcionamento de cada uma delas, em especial, bares, restaurantes e lanchonetes.

Também está estabelecido na Portaria que as entidades representativas do setor devem assumir compromisso de acompanhar e assessorar os Clubes em todas as etapas do processo de retomada de atividades;

– Cada clube deverá firmar um termo de compromisso se engajando a cumprir as medidas previstas nesse protocolo, que deverá ser encaminhado ao Sindi Clube que reencaminhará às secretarias e órgãos competentes.

– A entidade irá dialogar diretamente com dirigentes e gestores das agremiações filiadas, oferecendo um Webinar gratuito de consultoria estratégica com profissionais do mercado, tendo como objetivo fornecer orientações, assessoria e debates sobre os procedimentos estabelecidos no Protocolo Geral de Segurança para Reabertura dos Clubes.

– Para que possam assinar o documento, será exigida a presença de pelo menos um representante de cada Clube nesse Webinar de consultoria estratégica, como interlocutor de cada entidade com o sindicato para assuntos de prevenção e controle da saúde nos Clubes;

– Durante o período de pandemia, caberá aos Clubes encaminhar ao Sindi Clube um relatório mensal com detalhamentos sobre procedimentos realizados, monitoria de saúde e registro de acesso de associados e colaboradores, que será enviado para as autoridades responsáveis.

É prerrogativa da Municipalidade rever seu próprio ato a qualquer tempo.

Desta forma, já preparamos um evento online com orientações para dirigentes e gestores de Clubes do município de São Paulo, referentes ao PROTOCOLO DE REABERTURA DOS CLUBES, estabelecido pela prefeitura, ao termo de compromisso e às melhores práticas de gestão para as agremiações na retomada de atividades.

O Webinar acontecerá amanhã, dia 30 de junho, às 19h. Convocamos os gestores e dirigentes dos Clubes paulistanos a buscarem mais informações e se inscreverem através do LINK.

Contem sempre conosco. Juntos venceremos essa batalha!

Paulo Movizzo

Presidente do Sindi Clube