Esclarecimentos aos clubes da capital na fase amarela do Plano SP

03/12/2020

De acordo com a regressão dos municípios para a FASE AMARELA DO PLANO SP, informamos aos CLUBES DA CAPITAL que foi expedido em 1º de dezembro de 2020, o DECRETO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO,  nº 59.936, com as definições do prefeito Bruno Covas referentes ao limite de horário e a capacidade de lotação dos estabelecimentos localizados exclusivamente na Cidade de São Paulo.

Para auxiliar os Clubes do município de São Paulo a definirem seus protocolos internos, esclarecemos alguns pontos estabelecidos pelas autoridades competentes:

CAPACIDADE DE PESSOAS NAS AGREMIAÇÕES

A retroação da retomada de atividades da fase verde para amarela terá reflexos na capacidade acomodativa das agremiações, que deverá se manter em 40%; (incluindo-se  os colaboradores - dimensionamento pelo alvará de funcionamento e AVCB)

LIMITAÇÃO DE HORÁRIOS

Os Clubes não têm limitação de horários de funcionamento, pois não se configuram como comércio nem tampouco prestadores de serviços podendo, portanto, funcionarem em seus horários normais.

ACADEMIAS E RESTAURANTES

As academias e os restaurantes em funcionamento dentro das agremiações devem observar o limite máximo de funcionamento de 10 (dez) horas diárias, que poderá ser em horários fracionados, porém com observância de 40% da capacidade, e até as 22 (vinte e duas) horas. (apenas seis pessoas por mesa).

PISCINAS

Em relação às piscinas, oficialmente nunca houve liberação para uso de recreação por parte das autoridades. Todavia, por isonomia com as piscinas das Academias, os Clubes adotaram decisão gerencial para sua liberação. Oficialmente, somente as piscinas para treinamentos de atletas de alto rendimento, com participação em campeonatos oficiais, quando devidamente acompanhados de seus treinadores, foram liberadas.

ESPORTES RECREATIVOS

O esporte de participação (recreativo) em modalidades coletivas outrora liberados não foi mencionado no decreto do município de São Paulo. (Em outros municípios, vedaram sua prática)

USO DE MÁSCARAS

De acordo com a determinação das autoridades competentes, em todo período de permanência do associado ou colaborador no interior do Clube, este deverá fazer uso de máscara, inclusive durante prática desportiva. A exceção fica por conta dos momentos de hidratação e alimentação. O álcool para higienização das mãos deve estar em dispenser de fácil acesso a associados e colaboradores.

VESTIÁRIOS

Vestiários e saunas devem ser mantidos fechados, funcionando apenas os sanitários.