Fórum Estadual de Formação Esportiva de São Paulo leva as tendências para a formação de atletas

01/04/2024

Na última quarta-feira (27/3), aconteceu o Fórum Estadual de Formação Esportiva de São Paulo, no Esporte Clube Pinheiros, levando novos conhecimentos e as tendências na Formação de Atletas em Clubes, Associações e Institutos Esportivos. O evento contou com as palestras de representantes, dirigentes e os atletas embaixadores do CBC, Emanuel Rego, Lars Grael e André Heller.

O tema central do encontro foi “O CBC e a Universalização do Programa de Formação de Atletas Olímpicos com apoio dos Municípios e Estados”, destacando o compromisso do CBC em todo o país. O Fórum é uma realização do CBC - Comitê Brasileiro de Clubes em parceria com o Sindi Clubes SP e Esporte Clube Pinheiros, com apoio da Secretaria de Esportes do Estado de SP, do Ministério do Esporte e COB - Comitê Olímpico Brasileiro.

“É muito bom ver tanta gente engajada no desenvolvimento do esporte no Brasil, especialmente em São Paulo. É um excelente fórum de rara oportunidade de ouvir estes talentos olímpicos Lars Grael, Emanuel Rego e André Heller, além dos esclarecimentos do nosso catedrático em assuntos e projetos do CBC, Emerson Appel,” declarou o Presidente do Sindi Clubes, Paulo Movizzo.

Emerson Appel, Gerente de Esportes e Relações Institucionais do CBC, abriu as palestras do evento levando o detalhamento do programa de formação de atletas do CBC, com apresentação dos principais avanços e explicações sobre como os clubes podem ser beneficiados pelo programa.

Em seguida, o Campeão Olímpico e Mundial de vôlei de praia e atual Embaixador do CBC, Emanuel Rego, apresentou aos participantes sua experiência como precursor na modalidade e indicou como o apoio aos atletas dos clubes paulistas pode ser fundamental para respaldar os novos talentos e levá-los ao âmbito olímpico.

Depois, no período da tarde, as palestras deram continuidade com o também Campeão Olímpico e Mundial no vôlei, Membro Colegiado de Direção e Embaixador do CBC, André Heller, que além de contar sua experiência olímpica, trouxe ao público a Jornada de Excelência, mostrando os pilares mais importantes a se seguir para que novos atletas tenham uma formação completa em todas as modalidades.

Enfim, o Campeão Mundial e Medalhista Olímpico na vela e Embaixador do CBC, Lars Grael, finalizou as palestras do encontro contando sua trajetória na modalidade através dos diversos clubes nacionais que passou, a grande mudança em sua atuação esportiva após o acidente em 1998, e sua experiência na gestão esportiva.

Uma mesa redonda com Emerson Appel, Emanuel Rego, André Heller e Lars Grael, fechou as discussões do fórum e expandiu as considerações dos palestrantes para o futuro da construção de carreira dos novos atletas.

Dentre as autoridades presentes estiveram a Coronel Helena Reis, Secretária Estadual de Esportes de São Paulo; Paulo Movizzo, presidente do Sindi Clubes; Sérgio Nabhan, vice-presidente do Sindi Clubes; Cláudio Lauletta, diretor-executivo do Sindi Clubes; Paulo Maciel, presidente do CBC; Arialdo Boscolo, presidente da Fenaclubes; Carlos Brazolin, presidente do Esporte Clube de Pinheiros; Fernando Rosenthal, presidente do Conselho Superior da Acesc e da Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo, João Luís Gagliardi Palermo e Luiz Eduardo do Amaral Cardia.

Da esquerda para a direita: Guilherme Domingues de Castro Reis, presidente do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Pinheiros; Ney Roberto Caminha David, vice-presidente do Esporte Clube Pinheiros; Carlos Brazolin,  presidente do Esporte Clube de Pinheiros; Emanuel Rego, campeão olímpico e embaixador do CBC; Emerson Appel, Gerente de Esportes e Relações Institucionais do CBC, Betinho (Cezar Roberto Leão Granieri), coordenador do Colegiado de Direção do CBC; André Heller, campeão olímpico e embaixador do CBC; Lars Grael, campeão olímpico e embaixador do CBC e Paulo Movizzo, presidente do Sindi Clubes. Foto: Gabriella Garbim