Sindi Clube promove compras coletivas e barateia produtos para os clubes associados

15/03/2019

Em 2017, o Sindi Clube iniciou um serviço diferenciado: promoveu um leilão por meio de pregão eletrônico na Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) para compra de grandes quantidades de hipoclorito de cálcio (65%) usado na conservação das águas das piscinas dos clubes, com o objetivo de baratear o preço do produto para seus 800 associados.

A ideia deu tão certo que, atualmente, além do hipoclorito de cálcio, que é vendido por R$ 12,70 o litro, o Sindi Clube decidiu também promover compras coletivas de materiais de escritório. “Percebemos que agremiações de menor porte pagavam mais caro o papel sulfite porque compravam em quantidades menores, e os clubes maiores pagavam preços mais baixos. Então, decidimos negociar com os fornecedores, e hoje as marcas Report, Chamex e Copimax, as mais usadas pelos clubes, saem em torno de R$ 16,54 o pacote (preço reajustado em fevereiro), enquanto o preço anterior era de até R$ 21,00”, diz Tatiana Afonso, responsável pelo Departamento Administrativo da entidade.

Iniciadas em maio passado, as compras de 13,3 mil resmas de papel sulfite renderam um desconto médio de 13,5% ao grupo de 23 clubes participantes. Quanto ao cloro granulado, em três pregões eletrônicos já realizados, obteve-se redução crescente de custo. No último certame, a compra de 24 toneladas do produto rendeu uma economia de até 29% para dez clubes participantes.

Para os clubes interessados em aderir a essas iniciativas, o Sindi Clube anuncia que ainda está com processos abertos para compra de papel sulfite, não somente na capital, mas também na Baixada Santista e regiões próximas até 100 quilômetros de São Paulo e de Campinas.

As próximas compras coletivas já têm produtos definidos. “Estamos cotando agora preços com fornecedores de copos descartáveis. E estamos em processo de negociação de preços com fornecedores para adquirir saibro, usado nas quadras de tênis”, adianta Tatiana Afonso

Reuniões bimestrais

A forma de os clubes poderem participar e levar suas demandas até o Sindi Clube é nas reuniões dos gestores de compras promovidas a cada dois meses pela entidade. Nesses encontros, eles trocam dúvidas e compa     rtilham possíveis soluções. A próxima reunião será em abril.  “Montamos um grupo no WhatsApp onde os gestores conversam e até trocam telefones de profissionais para determinados serviços”, revela Tatiana.

Na última reunião, os participantes pediram ao Sindi Clube para buscar fornecedores de saibro, além de álcool 70% e galões de água mineral.

Os clubes que ainda não participam como compradores dos leilões ou das compras coletivas, e que desejam aderir à iniciativa ou participar da próxima reunião, devem entrar em contato com Tatiana, pelo telefone (11) 5054-5464 ou pelo e-mail: administrativo@sindiclubesp.com.br.